Você chega na loja de construção para comprar os materiais para sua obra e então, solicita ao vendedor colunas de ferro, certo? Ou seriam de aço? Colunas de ferro e aço?
Se você chegou até aqui é porque está ou já ficou com essa dúvida em algum momento, e saiba que ela é bastante comum. Isso porque ferro e aço são dois tipos de materiais usados em construções, geralmente em estruturas de suporte, que possuem bastante semelhanças.
No entanto, tecnicamente, os dois materiais não são a mesma coisa e por isso é importante saber diferenciá-los quando precisar de uma solução metálica.
Mas afinal, o que é ferro e aço?
Apesar de tanta confusão e dos termos ferro e aço serem usados indistintamente, a diferença entre esses materiais é bem simples.
Veja, enquanto o ferro é um elemento químico puro, assim como o cobre, a prata e o ouro, o aço, por outro lado, é uma liga de ferro com quantidades variáveis de carbono em sua composição.
O aço, sendo uma liga e não um elemento puro, não é tecnicamente um metal, mas sim um derivado do metal. Dessa forma, o aço é parcialmente composto por um metal, o ferro, mas como também possui outros elementos em sua composição.
Referir-se ao aço como sendo a mesma coisa que ferro, em uma comparação grosseira, é como dizer que milho é a mesma coisa que pamonha.
Então quando eu compro ferro, não é ferro de verdade?
Quando você compra alguma estrutura ou produto de ferro, é preciso ter em mente que não se trata do ferro (elemento) puro. Na verdade, é um produto desenvolvido à base de minério de ferro, extraído da natureza, que é utilizado na produção de ferro comercial.
Esse minério é composto por ferro e hematita, e é misturado a outros componentes como a cal e o carvão, e submetidos a altíssimas temperaturas.
Tipos de aço e suas aplicações
O tipos de aço e suas aplicações são muito diversos, de acordo com a quantidade de carbono presente em sua composição, além de outros compostos.
Nesse sentido, é possível encontrar no mercado vários tipos de aço, como:
- aço carbono;
- aço galvanizado;
- aço inoxidável;
- aço manganês;
- aço liga.
No setor construtivo, o tipo de aço utilizado é o aço carbono ou com pequenas quantidades de elementos de liga, como por exemplo o aço CA-50, que é ideal para armações de colunas, radier, dentre outros.
Como você viu, há muita coisa para falar sobre ferro e aço, afinal, esses metais são muito versáteis. Se você conhece alguém que precisa entender essas diferenças, compartilhe esse post nas suas redes sociais!