Pular para o conteúdo

Planejamento: 5 dicas para economizar na sua obra

    Construir ou reformar um imóvel pode sair por um valor muito maior do que o esperado se não houver um bom planejamento de execução da obra, desde prazos a orçamentos. Para te ajudar a evitar frustrações, apresentamos logo abaixo 5 dicas essenciais que devem ser consideradas para economizar, sem perder a qualidade e a segurança. Confira!

    1. Faça pesquisa de preço

    Quando nos referimos a buscar pelos produtos com valor mais em conta temos que levar em consideração seu custo-benefício, não simplesmente o custo, pois optar por um material apenas por ser mais barato pode acabar saindo mais caro no fim das contas.

    Faça pesquisa de mercado em pelo menos 3 lojas e compare os preços. Algumas diferenças de valores, ainda que mínimas, podem resultar em um boa economia. Outra forma de economizar com materiais é fazer parceria com um único fornecedor, pois facilita a negociação de descontos. Atente-se também na hora de escolher os itens para o acabamento, como portas, pisos e afins, pois são os produtos mais caros.

    Vai comprar aço? Saiba aqui se ferro e aço são a mesma coisa.

    2. Contrate especialistas

    As pessoas pensam que contratar mão de obra qualificada é somente uma maneira de gerar maiores custos, mas na verdade você estará garantindo a segurança de trabalhar com um profissional que tem conhecimento necessário para realizar determinados procedimentos da forma correta. Isso evita que você tenha que refazer um serviço que ficou comprometido por um erro simples de execução.

    3. Mantenha-se dentro do orçamento

    O primeiro passo para não fugir do orçamento é planejá-lo com antecedência e ao longo da obra obedecê-lo com rigor. Anote tudo o que você irá gastar, até o valor de um simples parafuso. Acredite, isso fará toda a diferença e vai evitar que você perca o controle dos gastos.

    4. Estabeleça prazos

    Crie um cronograma com datas pré-estabelecidas para cada etapa da construção. Mesmo que você não tenha pressa, quando se trabalha com prazos o trabalho tende a fluir melhor. Afinal, desperdício de tempo também é desperdício de dinheiro. Para isso, é importante manter uma boa comunicação entre toda a equipe. Esteja atento a isso!

    5. Aplique medidas sustentáveis

    Elas podem ser tomadas com relação tanto aos produtos, como utilizar materiais recicláveis e reutilizar sobras, quanto aos recursos naturais, como economizar água e energia. Práticas como essa fazem bem para o meio ambiente e para o seu bolso! 

    Uma boa dica é usar estruturas prontas de aço na construção, que além de otimizar o tempo da obra, ainda reduz os custos e imprevistos.

    Conheça mais vantagens de utilizar aço na construção.

    Atenha-se a essas dicas e você com certeza vai conseguir evitar gastos desnecessários de tempo e dinheiro. Agora, mãos à obra! E se você gostou das nossas dicas, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais? Pode ajudar muita gente!