Pular para o conteúdo

Conheça as cinco tendências para a Construção Civil em 2021

    O ano de 2020 foi desafiador em muitos setores. A pandemia do coronavírus gerou grandes impactos na saúde, na educação e no setor econômico, que sofreu muito com as mudanças provocadas pela Covid-19.

    Com os sinais de recuperação da economia aparecem também as demonstrações de retomada, por exemplo, do investimento no setor de construção. Ao fim desse ano, o mercado já projeta novas tendências e nós selecionamos as cinco de maior destaque aqui para vocês.

    1. Uso de tecnologia na percepção de realidade

    A tecnologia deve ser uma das grandes aliadas da construção civil no próximo ano. Apesar da resistência de muitos, o desenvolvimento tecnológico deve se tornar indispensável no mercado. 

    Usada já em grande escala em 2020, a tendência é que a utilização das tecnologias na percepção da realidade, como por exemplo na projeção de grandes edifícios, se expanda e se torne cada vez mais comum em 2021.

    2. Sustentabilidade

    Casas, edifícios, produtos de construção que ajudam o meio ambiente também vêm ganhando força nos últimos anos no setor, e isso deve se atenuar em 2021, quando a retomada do segmento ganha ainda mais impulso.  

    As construções inteligentes além de preservar o meio ambiente, são mais eficientes quando tratamos da diminuição de desperdícios de materiais. O que também nos faz refletir sobre a eficiência elétrica e hídrica, já que o principal objetivo desse tipo de construção é ser sustentável e olhar com carinho para a preservação dos nossos recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental.

    3. Robótica e impressão 3D

    Novamente o uso das tecnologias e da indústria 4.0 refletem no setor da construção civil. Dessa vez, a expansão da robótica e principalmente da impressão 3D vêm facilitar ainda mais as projeções. Podemos exemplificar lembrando que hoje já é possível imprimir em 3D uma casa inteira e isso será cada vez mais utilizado no próximo ano.

    4. Smart Home

    Outra grande tendência que já vem em ascensão são as smarts houses ou casas conectadas. Smarts displays, fechaduras, câmeras de segurança e até mesmo lâmpadas controladas à distância pelo celular e ativadas via internet estão se popularizando e facilitando a vida dos moradores. 

    Com vantagens como o consumo de energia e a segurança esses tipos de investimento serão no próximo ano outro ponto forte no mercado da construção.

    5. Construção modular off-site

    Chegamos ao nosso quinto item. E para entender suas vantagens precisamos antes saber que as construções modulares off-site consistem em construções industrializadas, ou seja, aquilo que seria produzido num canteiro de obras sendo construído em fábricas e transportadas para o canteiro. 

    Em resumo, a tendência é que em 2021 componentes construtivos sejam produzidos em ambiente controlado, a partir de materiais consagrados (aço, madeira, concreto) seguindo as mesmas normas e padrões daqueles construídos de maneira convencional, porém com uma qualidade maior.

    E aí, o que achou dessas tendências? Fiquem atentos ao nosso blog que vem muito mais novidades por aí!