Pular para o conteúdo

Vai pintar sua casa? Saiba quais materiais são essenciais

    Chegou o fim de ano, as festas se aproximam e reformar, enfeitar e arrumar a casa são atividades tradicionais nessa época. Se você vai pintar sua casa, por mais que seja um cômodo pequeno e uma pintura simples, é bom ficar atento a algumas dicas para que você não tenha problemas e a mudança fique impecável.

    As dicas valem tanto para quem vai contratar um profissional, como também para quem vai se aventurar a fazer a pintura sozinho. É uma atividade prazerosa, mas que requer esforço e atenção.

    Se você optar por contratar os serviços de um pintor, certifique-se de que seja um profissional capacitado, que tenha e conheça os materiais que serão utilizados e que faça a limpeza do local, mas se você é do time do: faça você mesmo, anote os materiais necessários para a pintura e mãos à obra.

    Tinta

    Sem tinta não tem pintura, por isso preste atenção na hora de comprar. No mercado há uma  grande variedade de marcas e cores. Escolha a que melhor se adeque ao seu projeto. Laváveis, com misturadores, diluidores, com pouco cheiro, o mercado está investindo nessa área para trazer produtos com texturas e alto acabamentos. Não compre pelo preço, invista na qualidade.

    Rolo de pintura

    O rolo é o seu grande aliado na execução da pintura. Existem vários no mercado. De espuma, ideais para esmalte, verniz e óleo, de lã para tintas à base de água e látex e os de pelo baixo, utilizados para superfícies lisas.

    Óculos de Proteção

    Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta necessária para proteger, principalmente a área dos olhos de qualquer pó oriundo do processo de lixar as paredes. Também protege do cheiro forte das tintas evitando qualquer intoxicação.

    Luvas de borracha 

    As luvas também fazem parte do grupo dos EPIs (Equipamentos de proteção individual) e são indispensáveis nas ações de pintura.

    Lixas e espátulas

    O processo de lixamento da parede é demorado e para facilitar o seu trabalho invista em lixas sabendo que quando maior sua numeração, mais fina ela se torna. Já as espátulas desempenham papel fundamental na hora de passar a massa para cobrir eventuais falhas.

    Extensor de rolo

    Utilizado para alcançar as superfícies mais altas;

    Bandeja

    Material usado para despejar a tinta e espalhá-la de maneira uniforme com o rolo antes de levar à parede.

    Lona plástica e fita crepe

    As lonas e fitas crepe são dispostos no local para evitar que caia tinta no chão, que manche outras paredes e cantos, além de facilitar a limpeza

    Escada

    Use a escada para pintar locais altos onde o extensor de rolo não alcança.

    Agora que você já sabe os materiais essenciais para pintar a casa sozinho, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta! E não se esqueça, para adquirir esses ou outros produtos de pintura, conte sempre com Everaldo Ferragens, a melhor loja da região.