Pular para o conteúdo

Conheça os diferentes tipos de cimento e seus usos

    Todo mundo sabe que o cimento é um dos principais materiais usados nas obras. Mas o que muita gente não sabe, é que há vários tipos de cimento, com características e utilidades diversas entre si.

    Ficou curioso para saber mais os tipos de cimento? Neste artigo, vamos contar tudo sobre esse material tão importante. Acompanhe!

    O que é cimento?

    O cimento pode ser definido como um aglomerante (material que é responsável pela união de grãos) ativo (por precisar de um elemento externo para iniciar as reações químicas) e hidráulico (baseado em água aplicada nas devidas proporções para reagir).

    No popular, é um pó fino que endurece em contato com a água. E depois de endurecido, mesmo em contato com o líquido novamente, o cimento não se decompõe mais.

    Existem oito tipologias desse material, a saber:

    1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S

    São cimentos que possuem baixo percentual de aditivos variados (de 5 a 10% respectivamente), sendo difícil de ser encontrado no mercado por conta de seu alto custo e baixa resistência, destacando-se pela versatilidade, indicado para construções em geral que não possuem contato com sulfatos do solo ou águas subterrâneas.

    2- Cimento Portland CP II

    É o tipo mais comum de ser encontrado no Brasil, correspondendo a cerca de 70% da demanda de mercado. Seu nome se dá devido à adição de materiais em sua mistura, liberando menos calor em suas reações de mistura, sendo indicado a construções em geral/estruturas que exigem um desprendimento de calor moderadamente lento.

    3- Cimento Portland de Alto Forno CP III

    É um material de alta impermeabilidade, resistência à expansão e durabilidade devido aos grandes níveis de escória adicionados à sua massa (de 35 a 70%). Sua utilização é geral, mas é ideal para obras de concreto-massa com blocos de grandes dimensões, como barragens, pilares de pontes, obras submersas, entre outras.

    4- Cimento Portland CP IV

    Entre os tipos de cimento Portland, o CP IV tem alta permeabilidade, durabilidade e estabilidade, sendo utilizado em concretagem de grandes volumes e sob temperaturas mais altas devido a liberação baixa de calor em contato com a água. Também é utilizado em preparo de argamassas, premoldados e artefatos de cimento.

    5- Cimento Portland CP V ARI

    O CP V-ARI é um dos tipos de cimento sem adições na sua composição e que, devido a seu processo de fabricação, possui alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, adquirindo resistência rapidamente, sendo utilizado em obras que exigem um tempo de desforma menor.

    6- Cimento Portland CP (RS)

    É um dos tipos de cimentos que se destaca por sua versatilidade, durabilidade e resistência mecânica, ideal para aplicação em ambientes marítimos, esgotos e demais semelhantes, por conta de sua grande resistência aos sulfatos, agente químico presente na água.

    7- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

    É um dos tipos mais resistentes a altas temperaturas, sendo menos propenso ao surgimento de fissuras de caráter térmico decorrentes durante o processo de hidratação do material.

    8- Cimento Portland Branco (CPB) – (NBR 12989)

    Diferencia-se pela sua coloração (adquirida pelo baixo número de óxidos em sua composição) podendo ser estrutural (sendo pouco utilizado devido a seu alto custo) ou não estrutural (para fabricação de rejuntes).

    Gostou de conhecer mais sobre os tipos de cimento e suas aplicações? Já que estamos falando sobre construções, aproveite para descobrir como escolher a tinta certa para pintar a parede.