Pular para o conteúdo

Esponjado, camurça, degradê, mesclado: aprenda a fazer efeitos de pintura

    A forma mais comum de finalizar uma parede é com tinta, mas essa não é a única. Na verdade, há uma grande variedade de efeitos de pintura que podem ser usados para deixar os ambientes mais modernos, aconchegantes, descolados, românticos ou no estilo que você preferir. 

    Os efeitos de pintura permitem a você a liberdade de capturar um clima, criar um ambiente e transformar o comum em algo especial. Algumas técnicas também têm o benefício extremamente prático de disfarçar superfícies imperfeitas.

    Então, se as paredes da sua casa andam sem vida e você quer uma repaginada, aposte nos efeitos. Esponjado, camurça, degradê, mesclado, são várias as possibilidades de mudar o visual das paredes de forma rápida e sem pesar no bolso.

    Você pode até não saber como faz, mas certamente já viu pinturas com alguns desses efeitos e ficou com vontade de aplicar na sua casa também, então, vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma das técnicas?

    Esponjado 

    Como o nome sugere, é uma técnica onde se utiliza esponjas para criar o efeito. Pode ser feita com duas ou mais cores e necessita apenas de tinta e esponja. 

    Para fazer é simples. Basta pintar a parede com a cor mais clara, deixe secar, pegue o tom mais escuro, umedeça a esponja, lembrando sempre de retirar os excessos, e aí é só aplicar a esponja dando leves batidinhas na parede.

    Efeito mesclado 

    É parecido com o efeito esponjado, só que ao invés de utilizar a esponja, nesse método você vai usar tinta e uma camisa de malha. 

    O ideal é pegar uma peça que você não utiliza mais. Pinte a parede com uma cor e a cor secundária você aplica com a camiseta colocando-a na parede como se estivesse carimbando o local. Fica lindo e super moderno.

    Camurça

    Efeito macio, elegante e sofisticado na sua parede. É ideal para aplicar na sala e no quarto, pois transmite sensação de aconchego. 

    Para deixar sua parede em camurça é necessário uma cor base, geralmente é utilizado o branco fosco e por cima, depois de seca a tinta base, é só aplicar a tinta camurça. Você vai precisar do auxílio de um rolo gel para que o efeito fique perfeito e dê aquele toque de sofisticação que você estava procurando para a sua casa.

    Degradê

    Essa é a técnica que está dando o que falar na decoração. Consiste em mesclar duas ou mais cores de um mesmo plano, alternando tons. 

    Uma boa dica é fazer uma linha horizontal na metade da parede para marcar o início e o fim de cada cor, pois é nessa linha que acontece a união das cores dando vida ao degradê.

    Dicas e truques para você começar

    • Trabalhe primeiro em uma área de amostra. Isso é ainda mais importante para você se apropriar da técnica, melhorando o resultado final;
    • Anote suas receitas ao criar misturas ou diluições, pois reproduzir uma combinação exata de cores em uma data posterior pode ser difícil.
    • Proteja tomadas de parede, rodapés e portas para permitir que o efeito seja levado até as extremidades;
    • Ao misturar cores, adicione a tinta em pequenas quantidades. Isso permitirá que você controle a cor que você cria;
    • Deixe um tempo de secagem entre demãos.

    Gostou das dicas? Que tal compartilhar esse post com quem precisa dar uma vida nova à sua casa? Aproveita e vem ver também como escolher a tinta certa para pintar sua parede!