Construir ou reformar demanda um grande esforço. Além de dias para quebrar, levantar paredes, rejuntar e vários outros processos que demandam tempo, ao final disso tudo, o ambiente fica muito bagunçado, sujo e requer um outro trabalho: limpar a sujeira da obra.
Resíduos de materiais, tinta, marcas de cimento, poeira, gesso espalhado e materiais fora do lugar são inconvenientes cansativos que precisam ser removidos e limpos para deixar tudo organizado e não causar danos ao imóvel e à saúde das pessoas que moram ou circulam na localidade.
Apesar da bagunça, não pense que isso é um bicho de sete cabeças. A seguir, te contamos o passo a passo para se livrar da sujeira após a obra de forma prática.
Limpar sujeira de obra: principais orientações
O primeiro passo deste processo é decidir quem vai realizar a limpeza da sujeira da sua obra. Você pode contratar uma empresa especializada, mas se preferir você mesmo colocar a mão na massa, saiba que é preciso ficar atento e seguir algumas orientações.
1º Use EPIs
Para não danificar móveis, revestimentos e pisos, alguns cuidados devem ser priorizados. Um exemplo disso são os resíduos de difícil remoção. Para eles é preciso utilizar produtos mais fortes e concentrados como removedores, lixa química e produtos específicos para limpeza de manchas e rejuntes.
Mas antes de tudo você precisa garantir a sua segurança. Providencie equipamentos de proteção individual como luvas, óculos e máscaras. Eles asseguram que você não tenha nenhum problema ao manusear substâncias tóxicas que em contato com a pele podem causar ferimentos.
2º Faça uma lavagem geral
Devidamente protegido é só seguir o próximo passo que consiste em fazer a “limpeza grossa”, tirando todo o lixo e restos de materiais que sobraram da obra.
Faça uma lavagem geral dos cômodos com água, detergente neutro, pano e escova. Comece a limpeza do fundo da casa até a entrada. Os cômodos devem ser limpos de cima para baixo, do teto para as paredes, deixando o chão para o final.
3º Limpeza dos detalhes
Depois disso é a hora de realizar o procedimento de higiene de forma mais minuciosa. Manchas ou resíduos podem ser retirados com o auxílio de uma espátula, porém deve ser feito com bastante cautela para não danificar o revestimento.
Você pode se livrar dos respingos de tintas com removedor. Se for tinta à base de água basta um pano úmido.
4º Retire os entulhos e poeira por último
Por fim retire o entulho e retire a poeira dos móveis. Apesar de cansativo, a faxina pós obra não deve ser adiada, pois quanto mais tempo passar, mais trabalho vai ter. Então, siga as nossas dicas e coloque a mão na massa com segurança e responsabilidade.
E agora que você já sabe como limpar a sujeira da obra, que tal aprender a fazer os efeitos de pintura mais desejados?! Clica aqui.