Quando o assunto é decoração de cozinha, a primeira palavra que vem à cabeça é praticidade, correto? Afinal, não adianta de nada montar um ambiente visualmente bonito, se ele não é funcional e não atende às suas necessidades.
E nesse sentido, uma coisa que deixa muita gente em dúvida é sobre como escolher a pia de cozinha ideal. Isso porque, mais que um item doméstico, a pia de cozinha é um item fundamental para ter praticidade, conforto e funcionalidade ao cozinhar e limpar.
E como hoje, no mercado, existem inúmeras opções, tanto de modelo, quanto de materiais e tamanho, neste artigo, nós vamos falar sobre o que importa para que a sua escolha se aproxime o melhor possível da sua realidade e os tipos de pia mais populares. Ficou curioso? Veja mais a seguir.
O que levar em consideração para escolher a pia de cozinha ideal?
É preciso ficar de olho no tamanho e, principalmente, no material das pias. Assim, fica mais fácil aliar resistência, praticidade e beleza no projeto da cozinha. Por isso, antes de comprar, verifique:
- Tipo de material
- Funcionalidade da peça
- Altura da pia
- Tamanho da bancada
Principais tipos de pia de cozinha
1. Pia de inox
Conhecidíssima e sempre em alta no mercado, a pia de inox é leve, resistente a manchas e de fácil manutenção. No entanto, como ponto negativo, pode estar sujeita a arranhões ou amassados.
Outra coisa legal é que o metal, por sua neutralidade, combina com praticamente todos os tipos de decoração.
2. Pia de granito
Sem dúvida, o tipo de pia mais popular nas cozinhas brasileiras é a pia de granito. É fácil de entender o porquê: além de muito bonita, ela tem uma alta resistência térmica, a riscos e manchas, e dura bastante.
No entanto, por ser de pedra natural, a pia de granito é mais pesada e absorve menos impacto. O acabamento pode rachar e alguns tipos de pedra podem exigir cuidados específicos, como impermeabilização para evitar danos.
3. Pia de concreto
Cada vez mais presente nas decorações modernas, a pia de concreto traz um design clean e, ao mesmo tempo, estiloso. Apesar disso, é preciso destacar que, em se tratando de tipos de pia de cozinha, o concreto não é o material mais indicado. Isso porque, esse material em alta porosidade, o que pode deixar brechas para a infiltração de líquidos.
4. Pia de mármore
Além de muita beleza e resistência, a pia de mármore, muito similar à de granito, tem como vantagens a resistência ao calor, a superfície fria, a facilidade de moldar a peça de acordo com o seu gosto e necessidade, e fácil limpeza.
No entanto, como o mármore é altamente valorizado no mercado da construção, esse produto tende a apresentar um preço relativamente alto. Além disso, o mármore é mais poroso e menos resistente que o granito e, por isso, precisa de mais manutenção.
Agora é com você! Se está em busca da pia de cozinha ideal para a sua casa, Everaldo Ferragens é o seu lugar.