Na hora de construir ou reformar, algumas ferramentas são indispensáveis para uma melhor performance, e uma delas é a máquina de solda.
Responsável por unir diversos materiais metálicos, como ferro e aço, esse tipo de equipamento pode ser do tipo transformadora e inversora, que apesar de servirem para o mesmo fim, tem várias diferenças entre si.
Então, seja você profissional de soldagem ou se chegou até aqui para conhecer melhor essa ferramenta, reunimos algumas das principais informações sobre as máquinas inversoras para que você tenha uma melhor visão de como elas funcionam e, por fim, saiba escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Confira.
Como funciona uma inversora de solda?
As máquinas de solda elétrica estão em uso no mundo há mais de 100 anos. E, semelhante a qualquer outra tecnologia, esse equipamento hoje em dia é significativamente mais avançado do que as das décadas anteriores.
Esse é o caso da inversora, um tipo relativamente novo de máquina de solda que apresenta uma série de vantagens quando comparada às soldadoras convencionais.
Extremamente útil para realizar diversos serviços, uma vez que o processo de soldagem é capaz de unir materiais como ferro e aço, essa ferramenta é fundamental para recuperar peças e estruturas metálicas.
Uma das principais vantagens de se usar uma máquina de solda inversora é a grande eficiência do processo, ou seja, o bom resultado estará garantido por bastante tempo. Veja abaixo mais benefícios de usar uma inversora.
Vantagens de usar uma solda inversora
Peso e tamanho: Esta é a vantagem mais significativa e impressionante que uma máquina de solda inversora tem sobre as máquinas convencionais. Por exemplo, uma inversora pesa menos de 5 kg, e pode ser confortavelmente carregada para onde você quiser. Já uma transformadora pode chegar a pesar 50 kg.
Eficiência: inversoras de qualidade terão uma classificação de eficiência de cerca de 80-90%, enquanto as máquinas de solda convencionais têm uma eficiência significativamente inferior de cerca de 50%.
Economia de energia – as inversoras consomem menos energia e podem operar com corrente doméstica normal, de 110/220 V, em vez de corrente de alta tensão, e eliminando assim a necessidade de usar um gerador industrial.
Ciclo de trabalho: Geralmente, ciclos de trabalho muito mais altos são alcançados com máquinas inversoras, novamente devido à diferença no tamanho do transformador.
Desempenho: O desempenho de soldadores baseados na tecnologia inversora é muito superior ao dos soldadores convencionais. Isso é ainda mais importante quando se trata da soldagem de materiais finos.
Agora que você já sabe o que é e para que serve uma inversora, lembre-se de adquirir uma máquina de qualidade e que não ponha em risco o material utilizado.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia mais sobre os benefícios da treliça.