Pular para o conteúdo

Trena métrica: manual e a laser, qual a diferença?

    A trena é uma das principais ferramentas na hora de construir ou reformar, seja qual for o tipo de projeto. Sabe a caixinha de ferramenta que nunca sai do carro porque é usada para qualquer tipo de situação? Pois é, a trena é um desses itens que nunca podem faltar!

    No entanto, é importante saber que para cada situação existe um tipo de trena. São elas: longa, manual, a laser, digital ou eletrônica. Hoje vamos explicar as diferenças entre a trena manual e a trena a laser. 

    Trena manual

    Se você é marceneiro, carpinteiro, pedreiro, serralheiro, eletricista ou outro profissional que trabalhe na fabricação de objetos, instalação ou na área de construção civil em geral, com certeza conhece a trena manual.

    Usada, principalmente, para medir distâncias menores, como paredes, móveis e peças pequenas, a trena manual é a mais conhecida do mercado. Pela sua facilidade de ser levada para qualquer lugar, ela também é chamada de trena de bolso ou trena curta.

    Geralmente, esse tipo de trena pode medir entre 3 e 8 metros. O material usado para sua confecção é frágil, pois trata-se de uma espécie de fita metálica, que quando não manuseada corretamente pode causar a quebra da trena, por ser um aço flexível.

    A estrutura da trena manual é composta por trava, ponta magnética e um freio que facilita na hora de fazer as medições.

    Trena a laser

    Lembra que falamos logo no início que também existe a trena a laser? Ela não é tão popular quanto a trena manual, mas também é um item importante na hora de construir ou reformas. Ao contrário da manual, ela serve para fazer medições longas, sendo ideal para medir áreas maiores. 

    Geralmente, esse tipo de trena possui uma tecnologia capaz de fazer medições com cálculos matemáticos, trabalhando de forma precisa o espaço, o volume e as estruturas. Apesar de parecer, o manuseio não é complicado. Sua tecnologia permite que a medição seja feita através do laser, o que é uma das diferenças da trena manual, que precisa ser esticada.

    O laser é disparado em um ponto e a metragem feita a partir de cálculos matemáticos aparece diretamente na tela. Dessa forma, a trena a laser tende a ser mais segura, pois faz medições mais precisas e assertivas.

    É bastante utilizada na construção civil, principalmente por engenheiros, arquitetos e outros profissionais da área.

    Encontre aqui as melhores opções do mercado!

    No Everaldo Ferragens e Construções você encontra as melhores trenas e marcas do mercado para garantir a eficiência que os seus projetos merecem. Há 12 anos somos referência em oferecer os melhores produtos para os nossos clientes, com segurança e qualidade.

    Conheça nossas unidades em São Domingos e Brejo da Madre de Deus.