A construção civil está em constante modificação, por conta das novas tendências e também das novidades tecnológicas que aparecem a todo momento. Além disso, a construção civil é um dos ramos que está em processo de retomada, tanto no aspecto de inovação, como também de importância, após o período pandêmico.
Estar atento a essas variáveis tornam a sua construtora ou projeto, moderna e sempre à frente. Por isso, fique atento!
5 principais tendências da construção civil para 2023
Com a retomada das obras e a volta do crescente interesse pela construção civil, depois de passar por um período de escassez por conta da pandemia da covid-19, sobretudo no setor de obras públicas, as tendências passaram a ser o foco.
Há dois fatores que guiam as cinco principais tendências comentadas no ramo civil para este próximo ano, que são: tecnologia e sustentabilidade. Estes dois vieses se tornam, hoje, o futuro da construção civil, tentando, aos poucos, diminuir o impacto negativo da prática ao meio ambiente, gerando mais sustentabilidade, evitando desperdício e diminuindo o acúmulo de lixo.
Sabendo disso, conheça agora as 5 principais tendências:
1. Ecogranito
O ecogranito é uma das principais tendências da construção civil para o ano de 2023 e os demais, pois ele não tem apenas um acabamento decorativo como também ajuda a proteger a parede, evitando gerar resíduos.
2. Digital twins e inteligência artificial
Digital twins e inteligência artificial são duas tendências que estão ganhando cada vez mais força na construção civil. Aliar a tecnologia e seus benefícios nestas novas construções e projetos traz mais segurança, diminuindo os riscos e aumentando a eficiência.
3. Cidades inteligentes
As cidades inteligentes também são uma outra tendência para 2023. Da mesma forma que existem casas inteligentes, as smarts cities (cidades inteligentes) ganharam força por conta de sua economia, visto que há uma otimização dos recursos naturais, da energia e muito mais.
4. Learn construction
Learn construction é o termo em inglês para definir uma construção mais enxuta, isto é, uma obra que é pautada no planejamento, agregando um processo mais padronizado, otimizado e com total transparência. Assim, tem-se uma construção com menos desperdício, com redução de custos e um trabalho que promove de forma direta a integração do time, sem a presença de tarefas desnecessárias.
5. Drones
Por fim, a adoção por completo dos drones. Os drones já são uma realidade presente em outros setores, mas na construção civil, em 2023, o seu uso será ainda mais indispensável. Afinal de contas, é um equipamento que pode ser utilizado de várias formas, otimizando o trabalho.
Os drones, por exemplo, podem ser utilizados no processo de auditoria em locais que não possuem um acesso fácil para pessoas. Além disso, os drones ainda vão atuar na gestão do canteiro de obras, evitando acidentes graves com os colaboradores, pois com o uso desse equipamento as obras podem estar em constante fiscalização.
As tendências são essenciais para a evolução e progresso nas construções. Para ficar por dentro deste universo e ter acesso aos melhores materiais, continue acessando nosso site e conheça nossas unidades.