Pular para o conteúdo

Aerógrafo para pintura automotiva: vale a pena?

    Arranhões, riscos e outras marcas na pintura do veículo, por menores que sejam, trazem um incômodo aos proprietários e uma desvalorização do automóvel em caso de venda. Mas o que fazer para resolver esses danos que aparecem do nada, por mais experiente e cuidadoso que você seja?

    Nesse caso, um tipo de pintura – uma inovação do mercado automotivo – tem ganhado destaque e caído no gosto de quem quer sempre manter seu veículo sempre novinho em folha: a micropintura com aerógrafo. Ficou curioso para saber o que é isso e se vale a pena? A gente te explica.

    Pintura automotiva com aerógrafo

    Também conhecida como micropintura automotiva, a pintura com aerógrafo é uma técnica desenvolvida para reparos na lataria dos automóveis e uma de suas características principais é reduzir os processos utilizados na funilaria.

    Ou seja, ao invés de você levar o carro para uma oficina, que vai retirar a peça (uma porta, por exemplo), para realizar a pintura completa em razão de um arranhão, essa técnica vai direto no problema, desde que ele seja, claro, possível de sanar.

    Como funciona a pintura com aerógrafo?

    Muito usado no setor industrial, o aerógrafo possibilita uma pintura artesanal muito eficiente e que corrige arranhões e riscos de traços finos com bastante precisão e durabilidade.

    O equipamento é similar a uma caneta e tem como uma vantagem significativa o fato de dispensar o uso da lixa, elemento que tem peso importante na atribuição de um acabamento mais bem finalizado.

    O serviço da micro pintura automotiva inicia-se por uma leve camada de tinta sobre o arranhão, escondendo o defeito e melhorando a estética do carro. Esse tipo de trabalho é indicado somente para arranhões, pois é algo muito preciso.

    Digamos que a micropintura é uma espécie de maquiagem que passa despercebida no dia a dia. Para se achar uma micro pintura em um carro a pessoa precisa analisar a lataria com muito cuidado e com uma grande proximidade.

    A micropintura automotiva com aerógrafo vale mesmo a pena?

    Em linhas gerais, explicamos a utilidade e indicações da micropintura automotiva com aerógrafo. Mas se você ainda ficou com dúvidas se realmente vale a pena investir nesse tipo de serviço, veja as considerações a seguir.

    Como já mencionamos, uma de suas principais vantagens da micropintura automotiva com aerógrafo é a agilidade de execução do serviço. Enquanto em serviços de funilaria tradicionais o automóvel acaba tendo de ficar retido na oficina um dia útil completo, um serviço de micropintura automotiva realizado por um profissional experiente dura cerca de apenas duas horas.

    Outro ponto positivo deste processo se refere ao custo-benefício da reparação. Somente o fato do profissional executante do serviço não ter de retirar toda a peça danificada do automóvel para realizar o reparo, já diminui substancialmente o custo da mão-de-obra.

    Agora que você sabe mais sobre os benefícios da micropintura automotiva com aerógrafo, que tal conhecer outras dicas de cuidado com a pintura do seu carro? Ah, fica sabendo também que aqui em Everaldo Ferragens você encontra vários produtos e equipamentos automotivos com qualidade e preços inigualáveis.