Seja para qual for a utilidade, o arame tem que ser de qualidade. E diante da variedade ofertada no mercado, conhecer as características de cada um é o primeiro passo para escolher o material mais indicado para cada uso.
As vantagens de cada tipo de arame dependem de suas aplicações. Geralmente esse material é utilizado para cercas e, antes de usá-lo, principalmente em propriedades, é preciso levar em consideração alguns cuidados e entender as principais diferenças entre o arame farpado e o liso.
Confira nas informações abaixo e fique por dentro das especificações.
Arame farpado
Como o próprio nome sugere, esse arame possui farpas. Ele é produzido a partir de dois fios galvanizados entre si que tanto podem ser contínuos como podem ser alternados. As torções conferem resistência e facilitam na hora do estiramento. O arame farpado também requer menos esforço na hora de esticar os fios.
Arame liso
Esse material é constituído por uma peça única, sem torções e como diz no nome: liso. É uma liga metálica de zinco e alumínio. Se usado em cercas, o arame liso permite maior espaçamento entre postes, porém, é preciso ficar atento, pois eles precisam estar bem esticados.
Agora que você já sabe o básico dos tipos de arames, é também importante conhecer as principais indicações e vantagens de cada um.
Arame liso – O arame liso possui grande capacidade de estiramento, permitindo maior espaçamento. É indicado para áreas sem irregularidades ou declives, de preferência planas. Também é muito recomendado na produção de cercamento de divisas, principalmente na zona rural para contenção de grandes animais por causa da sua grande resistência ao rompimento.
Arame farpado – Esse tipo de produto também confere bastante segurança, por isso o seu uso também é recomendado para a divisa de propriedades, delimitando os territórios. Além disso, o arame farpado pode ser usado em terrenos com topografia irregular devido a sua capacidade de se manter esticado.
Qual o melhor arame para carga?
Quando o quesito é carga de ruptura, ou seja, a capacidade de suportar esforços que tendem a induzir o seu rompimento, o arame liso possui maior resistência suportando até 700 quilos. Já o arame farpado é menos resistente, chegando a 350 quilogramas de suporte de carga de ruptura.
Escolhendo cada tipo de arame
Arame farpado
– terrenos irregulares (melhor que o liso);
– divisas de propriedades;
– contenção de animais;
– criação extensiva.
Arame liso
– terrenos planos (preferidos);
– divisas de propriedades;
– criação extensiva e intensiva.
Agora que você conhece as vantagens e onde usar cada tipo de arame, visite Everaldo Ferragens e adquira produtos de qualidade.