Final de ano é sempre uma época propícia para renovação, seja da aparência pessoal ou mesmo do lugar onde moramos. E uma forma rápida e prática de dar essa cara nova é através das cores. Se você quer fazer isso e não sabe por onde começar, neste artigo nós vamos te explicar como escolher a cor de tinta ideal para sua casa.
Busca por cores
Além de deixar os cômodos mais bonitos e personalizados, acertar na cor de tinta das paredes pode influenciar vários aspectos do seu dia a dia, como por exemplo o humor e a sensação térmica. E é por isso que existem cores ideais para cada cômodo da casa.
Também é preciso saber que, seja para pintar cômodos específicos ou a casa toda, é preciso investir em bons materiais. Por isso, pesquisar algumas referências é um bom passo para iniciar. Na internet, por exemplo, algumas marcas de tintas oferecem simuladores onde, através de aplicativos, você pode ver como fica a cor no ambiente através de pinturas virtuais.
Colorir as paredes, é dar vida aos ambientes e a escolha da cor vai de acordo com a sensação que você quer passar. Escolha a que melhor representa o seu lar e mãos à obra.
A influência das cores
Cada cor tem o poder de influenciar os nossos sentimentos e provocar determinadas emoções. Cores frias, por exemplo, deixam o ambiente mais calmo. Geralmente são usadas nos quartos, pois proporcionam noites de sono tranquilas. Cores mais vibrantes podem ser aplicadas em cômodos como a sala, junto com texturas, para elevar o astral da casa. Cada um tem o seu papel dentro da dinâmica das cores. Então, como escolher?
Cores quentes – Todos os tons de vermelho, laranja, amarelo. Elas representam alegria, descontração, agitação e funcionam bem em ambientes coletivos, como sala de jogos, área de lazer e afins.
Cores frias – Tons de azul, verde e violeta. Esses proporcionam calma, tranquilidade e relaxamento, portanto são ideais para os locais de descanso, como os quartos e sala de estar.
Pintar os cômodos de acordo com a finalidade é uma estratégia cada vez mais adotada pelas pessoas. Se você quer fazer essa transformação leve em consideração também.
1. Iluminação e decoração
A iluminação influencia muito na escolha das cores. Se a casa é bem iluminada, internamente cores em tons claros são perfeitas. Se você é daqueles que gostam de combinar a cor da parede com a dos móveis, o ideal é optar por tons sobre tons, mas isso depende do seu gosto.
2. Espaço interno
Outro ponto a ser analisado na hora de escolher a cor de pinta é o espaço. Tons mais claros dão a sensação de ampliação do local, como se ele fosse maior, enquanto tons escuros dão o efeito contrário, de ambientes menores.
Agora que você já anotou o nosso checklist de dicas, é só fazer suas escolhas em Everaldo Ferragens. Dispomos de uma grande variedade de marcas e cores para você repaginar a pintura da sua casa.