As casas inteligentes estão se tornando populares em todo o mundo. As tendências crescentes na tecnologia de automação residencial estão atraindo o interesse dos consumidores e criando espaço para muitas inovações.
Neste artigo, vamos falar mais sobre a tecnologia de automação residencial e suas principais tendências para 2022. Confira.
1. Controle sem fio
Hoje em dia todo mundo quer fazer as coisas num passe de mágica. E com a ajuda da tecnologia de automação residencial, isso é possível. Bom, pelo menos em parte, já é possível controlar algumas funções da nossa casa (como tocar música, atualizar a lista de tarefas, desligar e acender as luzes e muito mais) por meio de um simples comando de voz, ou mesmo uma ação programada e automática.
Graças a assistentes de voz como Amazon Alexa e Siri, a maioria das pessoas está familiarizada com pelo menos alguns aspectos da funcionalidade da inteligência artificial (IA). E a boa notícia é que, com o passar do tempo, a IA continua a melhorar, entendendo melhor os comandos e respondendo de maneiras mais relevantes.
2. Tecnologia sem toque
Essa tendência já vinha ganhando destaque e, com a pandemia do Covid-19 se acelerou. Você provavelmente já viu dispensadores de álcool para as mãos sem toque em ambientes comerciais e, embora provavelmente não sejam exatamente tecnológicos, o potencial está lá – e o conceito sem toque está se expandindo.
Por exemplo, campainhas sem toque são uma inovação para os hóspedes anunciarem sua chegada sem tocar em uma superfície compartilhada que poderia espalhar germes. E, claro, muitos dispositivos domésticos são controlados por meio de aplicativos móveis para que cada indivíduo que tenha controle toque apenas em seu próprio telefone e não no próprio dispositivo.
3. Fechaduras inteligentes
As fechaduras inteligentes prometem proteger a sua casa com uma tecnologia que dispensa o uso de chaves. Além de serem de fácil instalação, as smart locks (inglês) são extremamente seguras, já que os modelos podem operar a partir de sensores de presença, biometria e até mesmo aplicativos para celular.
Com esse tipo de equipamento, é possível usar um smartphone para abrir a porta de sua residência, por exemplo. Com certeza, uma tendência que veio pra ficar.
4. Termostatos inteligentes
Assim como os sistemas de som inteligentes, os termostatos inteligentes são um dos dispositivos de tecnologia doméstica que vêm caindo no gosto do consumidor futurista. Eles geralmente são fáceis de instalar e podem ser totalmente personalizados para que a temperatura da sua casa fique sempre da forma preferida, de acordo com sua rotina e hábitos. Já pensou? Xô, calor!
Além da comodidade, os termostatos inteligentes também são considerados ecologicamente corretos porque você pode ligar e desligar facilmente o resfriamento da sua casa de onde estiver, economizando na conta de energia.
5. Integração
Algo que todos esses pontos anteriores mostram é que uma das principais tendências em tecnologia de automação residencial para 2022 é o quão totalmente integrada a tecnologia de casa inteligente está se tornando.
Ter uma casa inteligente e integrada significa que cada vez mais dispositivos estão se comunicando uns com os outros. Por exemplo, um sistema de iluminação pode controlar as luzes em toda a sua casa de acordo com a rotina específica que você cria para o seu dia.
E aí, já usa alguma dessas tecnologias domésticas na sua casa? Compartilha esse post com quem também vai gostar do assunto.