Pular para o conteúdo

Drywall: o que é e como escolher?

    Há alguns anos o mercado da construção vem abrindo as portas para o Drywall, mas apesar de ter sido introduzido no Brasil na década de 70, muitas ainda são as dúvidas acerca desse material. Você mesmo que está lendo este artigo, sabe o que é e como escolher o Drywall?

    O que é Drywall?

    Drywall é uma sistema de placas composto por um conjunto de gesso revestido de lâminas e cartão duplex, uma opção às construções de alvenaria.

    Simplificando, digamos que se você tem um escritório e quer fazer uma divisória de cômodos, ao invés de construir a parede, você compra o Drywall. Após instalado, ele cumpre a mesma função e o melhor: com baixo custo, menos desperdício de material e além de tudo é versátil. 

    A grande vantagem é que ao invés de derrubar a parede de alvenaria quando não mais for necessária, com o Drywall você pode desmontar e levar para outro local.

    É um sistema de construção a seco, pois não utiliza (ou utiliza em quantidades mínimas) água. O material já vai pronto para a obra, permitindo dessa forma uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outros materiais.

    Versátil e vantajoso, o Drywall nos permite explorar a sua diversidade na arquitetura e no design de interiores.

    Como escolher o Drywall?

    Com o drywall você pode fazer paredes, forros simples e decorados, bancas, estantes, painéis decorados, nichos, divisórias entre ambientes além de obras em curvas, dentre inúmeras outras possibilidades que a sua criatividade permitir. Mas, para isso, é preciso saber escolher o Drywall certo para cada tipo de projeto. 

    E para cada aplicação, há uma placa de drywall específica. São diversos modelos de placas que podem ser usados em grande variedade de ambientes e funções. Veja a seguir.

    Tipos de placa de drywall

    Basicamente, a placa de gesso drywall pode ser encontrada em 3 tipos e divididas em cores. São placas brancas, conhecidas como standard (ST), placas verdes (RU) resistentes à umidade, e placas rosas (RF) resistentes ao fogo.

    A branca, ou cinza, é a placa de drywall indicada para uso geral em áreas secas. É recomendada para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termo acústico.

    Já para a aplicação em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço, é indicado o uso da placa de drywall verde, resistente à umidade.

    A placa de gesso drywall rosa é indicada para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio. Isso porque ela possui fibra de vidro em sua composição, fator que garante maior resistência ao fogo e calor.

    E aí, gostou desse artigo sobre as funcionalidades do Drywall? Aproveita e compartilha com alguém que também precisa conhecer!