Trabalhar em segurança é essencial e está previsto na legislação brasileira. Uma das formas de garantir a saúde e integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho, principalmente em obras e ambientes externos e de perigo, é através dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.
O que são os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs?
Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável deve ser a meta e a prioridade de qualquer empresa, respeitando a integridade mental e física do funcionário. Uma das formas de garantir essa segurança, em especial das pessoas que trabalham em zonas e ambientes de risco, é através dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.
Os EPIs são equipamentos e acessórios desenvolvidos com o objetivo de proteger alguma parte do corpo do indivíduo, visando diminuir o número de acidentes durante a execução de suas atividades.
Sua definição consta NR 6, que define os Equipamentos de Proteção Individual como “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde”.
Desta maneira, o EPI é um item obrigatório em zonas de serviço que sejam perigosas, pois garantem a saúde e proteção do colaborador; atestando que todo e qualquer colaborador daquela empresa não será exposto a doenças e acidentes ocupacionais.
Qual a importância de utilizar o EPI no dia a dia do trabalho?
Os EPI’s são uma das formas mais seguras e efetivas de garantir saúde e integridade para o time colaborador de uma empresa ou durante uma obra, por exemplo. Desta forma, é de extrema relevância que os trabalhadores sejam instruídos a fazerem uso dos Equipamentos de Proteção Individual, com o objetivo de evitar acidentes trabalhistas, bem como transtornos para empresa e funcionário.
Além disso, a utilização do EPI no dia a dia é cobrada e está na lei e nas normas, como na NR 6, que diz que é dever da empresa contratante fornecer de forma gratuita os materiais de proteção individual para o trabalhador, de acordo com a função que ele desempenhará na empresa.
Desta maneira, é possível entender que o Equipamento de Proteção Individual existe para evitar acidentes e transtornos no dia a dia. Por isso, deve estar sempre em boas condições de uso e existir uma fiscalização para checar se estão sendo usados da forma correta durante a execução das atividades.
Quais são os tipos de EPIs?
Há muitos itens que se encaixam no padrão de Equipamentos de Proteção Individual, sendo os mais conhecidos:
- Proteção auditiva: utilizado por trabalhadores que estão em constante exposição a ruídos e sons fortes.
- Proteção visual: evita a entrada de qualquer resíduo que possa prejudicar a saúde ocular.
- Proteção respiratória: indicada para os trabalhadores que trabalham com materiais que podem, a curto e longo prazo, prejudicar a integridade e saúde física.
- Proteção da cabeça: são os capacetes e outros itens indispensáveis para proteger o trabalhador de acidentes na cabeça, que podem gerar contusões e traumas.
Os Equipamentos de Proteção Individual são essenciais nas obras, fábricas e ambientes gerais que necessitam de proteção extra. Logo, devem ser fornecidos pela empresa e fiscalizados, para garantir que os colaboradores usem adequadamente. Aqui na Everaldo Ferragens você encontra os EPIs necessários para a sua empresa ou construção. Continue navegando pelo nosso site e conheça nossos serviços.