Pular para o conteúdo

Estruturas metálicas: 5 cuidados durante a montagem

    O cuidado com as estruturas metálicas vão desde o transporte até a fixação e montagem. Fique atento às dicas para usar as estruturas com segurança e qualidade.

    A construção civil está cada vez mais adaptada e tirando vantagem das estruturas metálicas. Elas reduzem o tempo de execução das obras, possuem rigorosas medidas de segurança, deixam o canteiro de obras mais organizado e proporcionam maior liberdade para o sistema construtivo.

    Com todos esses pontos positivos fica fácil se render a essas estruturas, mas é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados. Além de demandar mão de obra especializada para sua montagem, outros pontos devem ser levados em consideração na hora de utilizar estruturas metálicas. Confira.

    1. Transporte

    Esse é um aspecto muito importante a ser considerado, pois é preciso garantir que a estrutura chegue no local na data prevista para o início da montagem. E o principal: é indispensável que elas cheguem intactas e não sofram nenhum dano durante o trajeto.

     2. Armazenamento adequado

    Além de garantir que o material não sofra nenhum estrago ou falhas, também é necessário providenciar um local seguro onde o metal não entre em contato com água e resíduos, com espaço para que eles não fiquem empilhados. Esses cuidados são importantes para evitar a corrosão das estruturas.

    3. Montagem com equipamentos corretos

    A montagem das estruturas é outro processo que demanda bastante cuidado e planejamento, principalmente quando se trata dos equipamentos utilizados nessa fase. 

    É preciso levar em consideração altura, peso e se o solo suporta a instalação. Nesse momento, os equipamentos de montagem ganham grande importância. São utilizadas máquinas pesadas que incluem gruas para o içamento vertical e guindastes.

    4. Escolha de fixadores

    Perfurar, atarraxar e vedar a estrutura de uma vez só é a função dos fixadores para estruturas metálicas. Eles garantem segurança e estabilidade. Alguns possuem controle de tensão mais avançado que os fixadores convencionais. No mercado há várias linhas, modelos e marcas disponíveis.

    5. Aplicação dos fixadores 

    Uma aplicação mal feita pode comprometer e danificar as estruturas metálicas, por isso, redobre a atenção nessa última etapa. Infiltrações e goteiras são problemas que resultam de falhas nas aplicações. Quantidade correta de aplicadores, espaçamento de acordo com indicação do fabricante e regulador de profundidade dos parafusos são itens indispensáveis para uma boa montagem e fixação de estruturas metálicas.

    Agora que você conferiu todas as dicas, é só pôr em prática e instalar suas estruturas sem medo. Também é importante adquirir estruturas metálicas de quem tem experiência e boa avaliação no mercado. Entre em contato com Everaldo Ferragens para tirar suas dúvidas e fazer o seu orçamento.

    Aqui você também pode conferir o que fazer se der ferrugem nas suas estruturas metálicas. Confira.