Pular para o conteúdo

Lixadeira roto-orbital: para que serve e benefícios

    Quando o assunto é homogeneizar e dar acabamento em superfícies, como madeira, cimento, plástico, metal ou fibras, não existe ferramenta melhor do que a lixadeira. No mercado, existe uma variedade de tipos disponíveis e a lixadeira roto-orbital é uma delas.

    Quer saber para que serve e quais os benefícios desse equipamento extremamente funcional e que pode acelerar a sua obra ou reforma de modo considerável sem diminuir a qualidade da entrega final? Então continue a leitura!

    Qual a função de uma lixadeira?

    Como falamos anteriormente, uma lixadeira é uma ferramenta utilizada para dar acabamento e polimento a diversos materiais. Muito versátil, no mercado existem inúmeros modelos disponíveis e cada um com um objetivo diferente, dentre eles:

    – preparar paredes para pintura;

    – decapar assoalhos e portas;

    – remover materiais;

    – reformar superfícies desgastadas;

    – remover bolores (mofo) superficiais.

    Por isso é importante saber especificamente o que você deseja antes de realizar a aquisição desse equipamento. Nesse texto, em específico, vamos falar apenas da lixadeira do tipo roto-orbital.

    Para que serve a lixadeira roto-orbital?

    A lixadeira roto-orbital é a queridinha dos profissionais perfeccionistas e que prezam por entregar trabalhos impecáveis. É utilizada principalmente nos setores de marcenaria, carpintaria e funilaria porque oferece um lixamento perfeito e também porque consegue fazer uma excelente remoção de materiais.

    Alta capacidade de produção, firmeza e precisão são resultados esperados com o uso dessa máquina.

    Alguns modelos também contam com compartilhamento de pó para evitar o acúmulo de poeira, o que gera um ambiente de trabalho mais limpo.

    Porém, uma desvantagem que precisa ser dita é que seus discos de lixa são conectados à máquina por meio de uma base de velcro, o que demanda o uso de lixas específicas, mais mais difíceis de serem encontradas. Ao mesmo tempo, o encaixe desses discos de lixa na máquina é muito mais prático que na lixadeira orbital, por exemplo.

    E falando em lixadeira orbital, vamos entender a diferença entre as duas ferramentas?

    Diferença da lixadeira roto-orbital para a lixadeira orbital

    A diferença da lixadeira orbital para a roto-orbital é que a segunda, além de fazer a oscilação, também faz o movimento de rotação. Ou seja, é um modelo mais robusto e voltado para dar um acabamento perfeito. Além disso, diferente da orbital, a roto-orbital possui uma base redonda, e alcança maiores níveis de produtividade e desempenho.
    Agora que você já está familiarizado com as especificidades da lixadeira roto-orbital, que tal conferir outros artigos interessantes como este? Temos vários aqui no nosso site! Ah, você também pode seguir o nosso Instagram para receber mais conteúdos em primeira mão!