Então não importa se é um projeto de casa ou de um imóvel comercial, o projeto arquitetônico realizado por um escritório de arquitetura competente é essencial. Mas afinal, o que é realmente um projeto de arquitetura?
De uma maneira simples, podemos dizer que um projeto de arquitetura nada mais é que um conjunto de desenhos e informações que servirão de base e guia para todas as atividades que os profissionais de mão obra irão realizar na obra.
Além disso, a partir dele é possível prevenir problemas e entender como ficará após construído.
A elaboração de um projeto arquitetônico deve ser realizado por escritório de arquitetura ou por um arquiteto, que tem a participação do engenheiro para a realização dos projetos complementares, estrutural, elétrico e hidráulico.
Só assim haverá a personalização dos ambientes, de maneira que eles fiquem mais aconchegantes, que se tenha um melhor aproveitamento dos espaços e um imóvel mais agradável e funcional.
O escritório de arquitetura ou arquiteto ao fazer o seu projeto estará criando um espaço feito especialmente para você, de acordo com suas necessidades e desejos. Ou seja, um ambiente perfeito para você e sua família.
Entre as consequências indesejáveis de não utilizar um projeto de arquitetura podemos listar:
- Encanamento mal planejado;
- Número de tomadas insuficientes;
- Mal aproveitamento da luz solar;
- Pouca ventilação;
- Desperdício de matéria-prima;
- Móveis que não cabem nos cômodos;
- Banheiros com portas que não abrem completamente devido ao mau posicionamento das peças sanitárias;
- Desvalorização da paisagem;
- Custos com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno;
- Excesso de corredores;
- Espaços grandes ou pequenos demais;
- Falta de privacidade.
fonte: entendaantes