Pular para o conteúdo

PVC ou gesso: saiba como escolher o forro ideal para sua casa

    E agora, PVC ou gesso? Você também já ficou com essa dúvida na hora de construir ou reformar? Com certeza já, e como acreditamos que listar os pontos positivos e negativos de um produto é sempre uma ótima tática para descobrir qual é a melhor opção para suprir as suas necessidades, trouxemos aqui as vantagens de cada um para te ajudar na hora da escolha.

    Gesso e PVC: principais características de cada material

    Entendendo que o forro do teto é muito mais do que um simples acabamento na residência, e que está diretamente relacionado ao conforto termo acústico no ambiente e, também, ao conceito estético que você quer para o seu projeto, é preciso conhecer as características dos materiais disponíveis no mercado.

    Forro de PVC

    Além de instalação rápida e limpa, o PVC é mais barato e quem opta por ele não precisará de manutenção em casos de gotejamento, por exemplo. Outra grande vantagem do forro PVC é que ele não precisa de camadas de tintas ou massa corrida. 

    A aplicação do forro de PVC também é rápida e prática, já que esse material vem pronto. As placas são encaixadas entre si e dispensam pintura e acabamento. Além disso, não produz sujeira. 

    Um forro de PVC bem instalado chega a durar até 40 anos. É 100% resistente à umidade e infiltrações. A praticidade de limpeza também é garantida, bastando um pano úmido para limpar.

    Em contrapartida, não conta com isolamento térmico nem acústico e tem um menor apelo estético.

    Forro de gesso

    Ao contrário do PVC, o gesso possui isolamento térmico e excelente desempenho acústico. É uniforme e liso e esteticamente mais bonito, porém com instalação mais demorada. Também precisa ser lixado e pintado.

    Um grande ponto forte desse material é a possibilidade de esconder vigas indesejadas e eventuais imperfeições da laje com flexibilidade e segurança. 

    Essas características fazem com que os forros de gesso continuem sendo os mais procurados do mercado.

    PVC ou gesso, e agora, qual escolher?

    Escolha aquele que faça sentido para o seu projeto. Leve em conta não só a estética, mas também a durabilidade e o investimento do material, afinal, a beleza e o aconchego de uma casa devem ser priorizados na hora da compra dos itens que vão compor todos os ambientes.

    Pronto! Com este conteúdo, deu para compreender melhor as diferenças entre os forros de gesso e PVC e saber que tipo de material escolher para a sua obra, não é? Tudo isso, é claro, sem abrir mão da qualidade, da segurança e da economia.

    Agora é só procurar as lojas especializadas no ramo e fazer o investimento. Apenas recomendamos que você converse antes com o lojista para saber qual é o tipo mais indicado para o projeto em questão. Assim, não terá erro!