Evitar os desperdícios, gerar economia atendendo às expectativas da obra sem gerar excessos e seguindo orçamento previsto é um grande desafio para quem está gerenciando a execução de uma construção ou reforma.
Afinal, conseguir realizar um projeto de forma econômica e manter a qualidade é o objetivo almejado tanto de quem constrói, quanto do cliente, que espera não vender um rim para ter o seu empreendimento.
Pensando nisso, o mercado e os profissionais têm buscado alternativas para enxugar os custos sem comprometer a excelência do processo. Hoje trouxemos dicas para você saber como economizar dinheiro na sua obra. Siga as orientações e saiba como obter um maior desempenho sem pesar no bolso.
1. Planeje
Na construção civil não há espaço para execuções amadoras. O planejamento é essencial em todas as obras. Tudo começa na fase de planejar e ela é determinante para avaliar custos, preços, qualidade, mão de obra e evitar problemas como desperdício de materiais e atrasos.
Um bom planejamento, além de otimizar o tempo, pode reduzir um valor da obra, portanto, antes de qualquer coisa: planeje.
2. Utilize pré-fabricados e estruturas modulares
O sistema de construção tradicional pode ser substituído por vigas pré-fabricadas de aço, alvenaria estrutural, modulares ou estruturas metálicas.
Essa é uma grande vantagem já que o custo dessas estruturas é inferior ao das tradicionais e a construção pode ser 30% mais rápida. Com isso, além de economizar material e tempo, economiza também com mão de obra.
3. Tecnologia na gestão de obras
A tecnologia está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos e na construção civil.
Alguns aplicativos facilitam e muito na hora de rastrear materiais, checar produtividade, uso de equipamentos, ter acesso às métricas importantes, estoque, além de acompanhar o progresso de todo o processo. Isso otimiza e evita desperdícios. Aposte na tecnologia. Ela é uma grande aliada.
4. Evite atrasos
Tempo é dinheiro e na construção civil esse ditado popular se aplica muito bem. Uma dica muito importante para você economizar é evitar atrasos, seja de materiais, seja devido a mudanças de última hora que estão fora do planejamentos.
Esses imprevistos implicam em parar a obra, o que causa desperdício de tempo e consequentemente mais gastos com dinheiro e mão de obra.
5. Aposte na sustentabilidade
Ficar atento à economia de água e materiais, utilizar reciclados, tratar bem o entulho, são atitudes sustentáveis que ajudam a economizar na obra.
Agora que você sabe como construir com economia, reduzindo custos sem abrir mão da qualidade, siga as orientações e garanta um projeto seguro e com o máximo de eficiência.
E não esqueça, na hora de adquirir os materiais, conte com uma empresa que garante bom preço e qualidade. Fale com Everaldo Ferragens para obter seu orçamento.