Um dos passos mais importantes que deve ser dado na hora de construir é a escolha do método. Isso porque com a expansão do mercado, outros tipos de construção, além da alvenaria comum, surgiram e vêm ganhando espaço nos projetos arquitetônicos.
Você conhece os tipos de construção? Alvenaria comum, estrutural e Drywall são os principais. Mas conhece, por exemplo, as diferenças entre a alvenaria comum e estrutural? e Drywall? Você já utilizou? Sabe como funciona?
Se essas perguntas levantaram questionamentos, não se preocupe. Hoje vamos falar sobre as diferenças entre esses tipos de construção, suas vantagens e como aproveitar cada um de acordo com o seu projeto.
Primeiro, é essencial saber que essa escolha deve ser feita de acordo com a topografia, arquitetura, solo, entre outros fatores primordiais que devem ser levados em consideração na hora de construir.
Diferenças entre a alvenaria comum e a estrutural
Alvenaria Comum – É o método mais utilizado no Brasil. É uma junção de pilares, vigas e lajes que funcionam como um esqueleto. As paredes servem como fechamento e separam os ambientes. Em comparação a alvenaria estrutural, possui um custo mais elevado e maior tempo para a execução.
Alvenaria estrutural – Como o próprio nome sugere, esse tipo de alvenaria é executado em blocos de concretos ou blocos cerâmicos estruturais que suportam o peso de lajes e coberturas. Em relação ao concreto armado, possui um menor tempo de execução e possibilita um conforto térmico maior.
E o Drywall?
Diferente das construções de alvenaria, o Drywall é um método que utiliza placas de gesso acartonado armadas sobre estruturas de aço galvanizado. O processo é mais simples e com maior rapidez que a alvenaria, mas exige mão de obra qualificada para sua instalação.
É um sistema indicado para paredes internas e divisões de ambientes. Como vantagem temos o tempo menor e um bom custo-benefício. O Drywall também é muito indicado para fixação de objetos como espelhos e quadros.
Em síntese, se você prefere uma solução mais rápida, prática e que cause menos sujeira, sem dúvidas deve optar pelo Drywall, mas em contrapartida, se precisa de estruturas permanentes para a construção de paredes externas e estruturais, a alvenaria é a solução mais indicada.
Antes de tudo, pesquise, consulte preços, converse com seu arquiteto, engenheiro e profissionais capacitados. Realize o seu projeto de acordo com consciência, eficácia e responsabilidade.
Está gostando das dicas? Aqui em Everaldo Ferragens você aprende tudo sobre construção e ainda economiza comprando os melhores produtos do mercado. Fale conosco através da nossa página de contato!